janeiro 21, 2015

chef Ivo #01

chef ivo #01

Note-se que ando com falta de inspiração. Na maioria das pessoas, o início do ano anda de mãos dadas com novas resoluções, mas a mim deve ter-me adormecido a musa inspiradora, o que pode ser consequência do número elevado de horas que tenho dormido.

O que não me adormece de todo é a comidinha do meu marido. Acaba por ser a verdadeira comfort food desta desterrada. Anima a alma por sentir o gosto português, por ser caseira e de confiança, e por saber que ele coloca um pitada de amor, para que me saiba sempre bem 

Domingo ao almoço, decidiu brindar-me com uma feijoada de bacalhau. Emigrante que é  emigrante acaba por colocar o bacalhau num pedestal. Qualquer receita em que se tropece e que envolva o nosso bacalhau, tem logo que ser experimentada. Obrigado Chef Tiger, gostaste tu e gostamos nós.

Se por estes lados existe o 50 shades of bacon  porque não as 50 sombras do bacalhau? - Ivo, lanço-te esse desafio! Eu cá vou aprender a fotografar as tuas obras, antes de esvaziar o prato.

Deixo-vos a receita, caso decidam arriscar experimentar:


♥  1x cebola picada
♥  2x dentes de alho picados
♥  2x cenouras partidas aos bocados
♥  3x tomates esmagados ou polpa de tomate
♥  1 lata de feijão vermelho
♥  100g de bacon aos bocados
♥  2 lombos de bacalhau demolhado
♥  Coentros e louro

♥ Começar por cozer o bacalhau e no fim reservar a água, sendo que 7 minutos são suficientes para a etapa da cozedura.

Enquanto o bacalhau coze, descascar e picar a cebola, os tomates e os alhos e fatiar as cenouras em pedaços finos. Cortar também o bacon em pedaços pequenos, se comprar inteiro. Deste modo, será possível reduzir o tempo que esta demora a cozer.

Passados os tais 7-8 minutos, retirar do lume o bacalhau e remover a pele e as espinhas.

♥  Refogar todos os ingredientes cerca de 5 minutos à excepção da cenoura, do bacalhau e do feijão. Utilizar a água da cozedura do bacalhau para adicionar ao refogado. Adicionar sal q.b, tendo em conta que o bacon já é salgado. Passados os 5 minutos juntar a cenoura ao refogado, assim como o louro, e deixar cozinhar mais 5 minutos.

♥ Entretanto pode-se ir escorrendo e lavando o feijão. Adicionar o feijão ao refogado e deixar cozinhar mais 5minutos.

♥ Picar um molho de coentros.

♥ Et voilà, findos os 5 minutos retirar do lume e servir a feijoada, depositando o bacalhau por cima. Servir com coentros a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário